Preto e Cinza

O estilo é uma variação da tatuagem realista que usa a escala de tons de preto e cinza para compor a arte. As tatuagens desse estilo parecem fotos em preto e branco impressas sobre a pele. Já o nome do estilo se refere ao fato de que as tattoos levam pouca ou nenhuma pigmentação branca, deixando a própria pele (espaço negativo) dar a sensação da pigmentação branca.

Comecei a fazer preto e cinza desde o início da carreira há 7 anos atrás, pois era o estilo que mais me atraía, e para mim o estilo se mantém atual até hoje, o estilo está em alta e na minha opinião as pessoas acabam não enjoando com o passar do tempo. — Samurai Standoff (tatuador premiado 30 vezes no estilo preto e cinza).

Essa é uma das categorias mais concorridas nas convenções de tatuagem, e em geral o que decide se o tatuador leva o prêmio de primeiro ou segundo lugar são os mínimos detalhes de proporção do desenho e sombreamento. Aliás, sombreamento é o ponto forte dessa técnica, e é a característica que mais chama atenção nesse estilo de tatuagem.

O preto e cinza possibilita criar artes realistas na pele mas que não existem no mundo real, como mulheres com crânios de animais na cabeça, animais com asas, relógios e caveiras juntos e etc. — Ganso Galvão (tatuador premiado no Rio de Janeiro, Niterói e Austrália).