Aquarela

Origem

O estilo Aquarela ou “Watercolor” é um dos estilos de tatuagem mais populares atualmente. Sua inspiração veio da técnica de pintura usada no papel, que estima-se ter sido inventada há mais de 2000 anos.

Na tatuagem a aquarela surgiu por volta do ano de 2011, e de lá pra cá tem se popularizado no mundo inteiro.

O Estilo

Seus desenhos são fluidos e em geral não possuem contornos, as cores se sobrepõem umas as outras formando a imagem desejada. A transição de cores, do escuro para o claro é um dos efeitos dominantes desse estilo, assim como a formação de gotas de tinta “escorrendo” pela pele. A aquarela dá um tom de autenticidade a cada desenho, pois os efeitos aplicados são únicos e a combinação de cores dificilmente conseguirá ser reproduzida.

As tatuagens neste estilo chamam atenção pela forma como as cores são expostas, como se fossem verdadeiras pinceladas sobre a pele. O que pode parecer uma simples mancha, na verdade é um processo minucioso para o efeito de Aquarela, que surgiu da evolução técnica das tatuagens e vem possibilitando aos tatuadores uma nova estética de trabalho. Com isso, a tatuagem vem se tornando muito mais do que um adereço na pele, mas obras de artes, já que nesta técnica o profissional precisa estar atento a sua capacidade de observação, pois as manchas e a fusão de cores são feitas na hora, sem a possibilidade de decalque, já que o resultado necessita ser o mais real possível.

Características

As principais características desse estilo de preenchimento são cores vibrantes e traços suaves que dão movimento e fluidez ao desenho, e os efeitos de respingos e transição de cores. Apesar de existir aquarela em tons de preto, o mais comum de observar são as coloridas.

Popularidade no Brasil

Tatuagens em aquarelas são mais procuradas nos estados:
1. São Paulo
2. Pernambuco
3. Paraná
4. Pará
5. Distrito Federal

Controvérsias

Ainda existe muita controvérsia sobre a durabilidade da tatuagem feita em aquarela. Os tatuadores mais experientes em outros estilos alegam que com o decorrer do tempo os efeitos da aquarela tendem a sumir e as cores desbotam perdendo boa parte do encanto da tattoo. Já os tatuadores especialistas em aquarela dizem que isso acontece apenas nas tatuagens em que a tinta é diluida em agua, e que existem outras formas de se aplicar a técnica sem precisar diluir a tinta.

Como é uma técnica realtivamente nova no mundo da tatuagem esse tipo de discussão é normal, isso porque é necessário alguns anos para que seja possível avaliar uma tatuagem e saber se ela de fato desbotou, ou estorou as linhas.

Mas hoje em dia, já é possível observar algumas tattoos feitas com essa técnica de preenchimento há 4 ou 5 anos e constatar que não houve perda de qualidade da tatuagem.

Tatuadores Premiados